Outono na Medicina Tradicional Chinesa.

Entramos no Outono no último dia 20 de Março, Tempo que as folhas das árvores caem, e para os médicos chineses antigos, há mais de 5.000 anos, ao qual seus conhecimentos são passados de geração a geração, e segundo a Medicina Tradicional Chinesa, cada estação do ano, tem relação a 1 órgão. O Outono, por exemplo, pertence ao elemento Metal, dos 5 elementos da natureza, e o seu órgão de sistema é o Pulmão, e a sua víscera de sistema é o Intestino Grosso, a sua emoção é a Tristeza, sua forma de expressar é chorar, o seu horário é o entardecer, seu órgão de sentido é o nariz, seu tecido é a pele, seu estado é a secura, seu sabor é o picante, e sua transformação é a colheita. Nessa época de Outono, o nosso sistema imunológico, requer cuidado em dobro, por conta do pulmão. Pois o seu estado de bem estar vai depender da circulação de energia de defesa. Devemos evitar patologias nessa época. E Já sabemos que o resfriado é uma. 



Em nível Emoção, essa é uma estação em que precisamos prestar mais atenção em nosso interior. Olhar mais para dentro de nós, fazer uma ''faxina'' e ficar com só o que é limpo, e jogar fora o que não serve, que não seja puro! é sobre com o que soma para a gente, com o que nos enriquece, mantendo só as coisas boas! Será um tempo ótimo, e perfeito para aprender a meditação e para praticar arte.


Sobre o nosso corpo, é orientado nos cuidar em vestuários mais aquecidos, agasalhar-se mais, ter mais cuidado com ambientes abertos e preferir os mais fechados.



Na alimentação, preferir mais alimentos quentes, e trocar as saladas. Os alimentos seriam, caldos de vegetais. Cereais integrais, porque eles tonificam o intestino, Gengibre e cebola, aumentam a temperatura do nosso corpo, são picantes. Ajuda a eliminar toxinas.



 

E sobre nossa pele, devemos beber bastante água, para nos hidratar bem, pois é um tempo de secura. E aproveite para hidratar também, com cremes, fazer esfoliações para eliminar as células mortas e impurezas. E teremos a renovação e nutrição.





A Medicina Tradicional Chinesa, vai além do que se consideram a medicina alopática (ocidental).

Cuide bem de você, cuide bem de sua saúde.

Por: Lidiane Moura Terapeuta Integrativa.




Gratidão pela Confiança do meu trabalho. 
Ser Facilitadora na sua jornada será minha Feliz Missão. Gratidão Sempre! 



Topo